Clube de Líderes
I - OBJETIVO E APRESENTAÇÃO
II - FILOSOFIA
III - ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA
IV - UNIFORME
V - IDEAIS DO CLUBE DE LÍDERES
VI - NOME DO CLUBE
VII - DIVISÕES DO CLUBE DE LÍDERES
VIII - ORGANOGRAMA DO CLUBE DISTRITAL
IX - COMUNICAÇÃO
X - PROGRAMAÇÃO
XI - EQUIPES (Antigas Unidades)
XII - CLASSES E ESPECIALIDADES
XIII - SECRETARIA
XIV - INSTRUÇÃO AO AR LIVRE
CONCLUSÃO
I - OBJETIVO E APRESENTAÇÃO
Ao longo dos anos desde que Harry Fenner e Luther Warren, em 1879 organizaram a primeira reunião jovem, o Ministério Jovem vem desenvolvendo-se a cada dia. E em especial os departamentos de Desbravadores e Aventureiros.
Devido a este crescimento tanto em número de clubes, quanto em número de membros em cada clube, surgiu dois enormes desafios. O primeiro formar líderes para acompanharem este desenvolvimento, e o segundo proporcionar atividades para os que já não possuem mais idade para permanecerem nas fileiras dos desbravadores, porém necessitam continuar se desenvolvendo.
Repetidos apelos vieram através dos escritos de Ellen White para que todos os jovens se organizassem em um “exército” que ajudasse a terminar a obra de levar a mensagem adventista ao mundo. Ela declarou que “cada jovem, cada criança, tem uma obra a fazer para honra de Deus e erguimento da humanidade.” – Educação, pág. 57.
“Temos hoje um exército de Jovens que podem fazer muito, se devidamente dirigidos e animados.”- Serviço Cristão, pág. 30.
Baseado nestes escritos e no crescimento populacional de jovens, juvenis e crianças surge o Clube de Líderes com a “Missão” de treinar e orientar os jovens que escolheram trabalhar com as crianças e juvenis, ou necessitam de uma especialização e preparo para servir como líderes de desbravadores e dirigentes de aventureiros, isto é, como diretores, conselheiros e instrutores.
Esperamos que este Guia de Organização do Clube de Líderes, alcance o objetivo de organizar e padronizar a todos os Clube de Nossa Associação, e para isso contamos com sua disposição. Que Deus possa orienta-lo em todas suas decisões e lembre-se que seu objetivo é, guiar e treinar o seu clube, e resgatar as “ovelhas desgarradas” . Conte conosco para apoia-lo.
Anderson Duarte
Sub-coordenador de Líderes
II - FILOSOFIA
O Clube de Líderes é um órgão do Ministério Jovem onde todos os jovens que já são líderes e os que estão se preparando para sê-lo, podem associar-se para aperfeiçoar suas capacidades e obter maior preparo. Este clube não é uma extensão do Clube de Desbravadores e sim uma sub-organização J.A. da igreja.
Um líder é um especialista dedicado a guiar os menores da igreja, sem contudo perder o espírito do desbravador. Estes especialistas desenvolvem suas atividades em todas as áreas da igreja relacionadas com as crianças e os adolescentes. Espera-se que os que se tem preparado como líderes trabalhem nas divisões infantis da Escola Sabatina, na Escola Cristã de Férias, no Evangelismo Infantil, na hora das Histórias nas Escolas Sabatinas Filiais e, especialmente nos Clubes de Aventureiros e Desbravadores.
Objetivos
1- Preparar e instruir aos jovens que escolheram fazer do Ministério em favor das crianças e juvenis seu ministério para a igreja.
2- Completar os requisitos da classe de líder, aqueles que ainda não foram investidos.
3- Os que já são investidos em líder continuarão estudando para conseguir uma maior especialização.
4- Preparar-se para servir como líderes dos Aventureiros e Desbravadores, a fim de chegarem a ser diretores, conselheiros ou instrutores.
5- Promover as classes avançadas para aqueles que não as completaram.
6- Preparar os jovens para servir melhor a igreja, em testemunho, serviços a comunidade e nas equipes de ajuda e emergência em caso de desastres naturais.
7- Desenvolver o caráter e a personalidade altruísta dos jovens e adolescentes.
8- Cultivar o bom espírito de companheirismo entre os jovens.
9- Aumentar sua habilidade por meio da Educação Contínua e através do estudo das especialidades, tal como se especifica no programa de especialidades.
10- Levar os Jovens aos pés de Cristo, incentivando uma crescente comunicação com Ele.
III - ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA
O Clube de Líderes deve ser organizado com jovens a partir dos 16 anos.
O Clube deve ser organizado a nível distrital, para um melhor cumprimento das atividades propostas e para aumentar a área de atuação do clube. Servindo também como estímulo para as igrejas que possuem poucos jovens.
Como Organizar um Clube de Líderes
1- Procure o departamento JA/Desbravadores de sua associação.
2- Crie um Conselho de Nomeação do Clube de Líderes com: Pastor distrital, distrital de desbravadores, distrital de aventureiros, e um representante de cada igreja do distrito (Recomenda-se o Dir. JA).
3- Este Conselho de Nomeação escolhera o Diretor, Diretor Associado, Diretora Associada, Secretário(a) e Tesoureiro(a) do Clube de Líderes.
4- Após escolhido os diretores do clube, o Conselho de Nomeação será dispensado, dando lugar ao Conselho do Clube de Líderes, que será composto dos seguintes membros: Pastor Distrital; Distrital Desbravadores; Distrital Aventureiros; Diretor do Clube de Líderes; Diretor Associado; Diretora Associada; Tesoureiro e Secretário do Clube de Líderes, e o Diretor J.A. de cada igreja do distrito.
5- Este Conselho deverá escolher ou pedir para que cada igreja do distrito escolha um jovem para formar uma Equipe da Igreja.
6- Qualquer outro cargo que o clube julgue necessário possuir, deverá ser escolhido e votado pelo conselho do clube de líderes. Ficando também a critério do conselho a inclusão ou não de mais algum representante dentro do conselho.
7- O diretor do clube juntamente com o Pastor distrital e o Diretor JA de cada Igreja, deverá apresentar seus planos, alvos e objetivos as comissões de cada igreja do distrito.
8- Os líderes e o pessoal do clube de líderes, devem assistir aos treinamentos ministrados pela Associação.
9- O Conselho do Clube de Líderes, deve escolher uma igreja do distrito para servir como Sede do Clube de Líderes.
10- Promover para todo o distrito a reunião inicial e o programa de atividades do Clube de Líderes.
11- O Conselho deverá elaborar e votar o programa de atividades do Clube de Líderes
Equipes (Antigas Unidades)
1- As Equipes devem ser compostas de no mínimo 4 e máximo 8 componentes com um conselheiro.
2- Todos os membros devem ser da mesma igreja. (exceto em casos de não adventistas e membros de outros distritos que não possua clube de líderes)
3- Caso uma mesma igreja tenha número de participantes no clube de líderes superior a oito, deverá ser escolhido pelo Conselho do Clube ou por indicação da igreja local, mais um conselheiro para formar uma nova equipe da igreja. (poderá possuir uma mesma igreja, quantas equipes se fizer necessário).
4- As Equipes poderão ser mistas (moças e rapazes), desde que todos possuam idade mínima de 16 anos.
5- Cada Equipes deve escolher seu nome, que deve ser correspondente ao nome do clube. Evitando nomes que venham a denegrir com a imagem do clube.
Reuniões
1- As reuniões gerais deverão acontecer na IASD sede do clube, que deverá ser escolhida pelo Conselho do Clube, ou em sistema de rodizio entre as igrejas do distrito (caso seja escolhido o sistema de rodizio, mesmo assim será necessário a escolha de uma igreja SEDE. Para servir de referência para o clube, correspondências, e para guardar materias adquiridos pelo clube).
2- As reuniões gerais deverão acontecer semanalmente. Sugerimos ás sextas-feiras (noite) e domingos (tarde), podendo ser realizada em outros dias de acordo com a programação da igreja. Não necessariamente, precisará o clube reunir-se todos os domingos e todas as sextas. Porém deve o clube organizar-se de tal forma que toda semana tenha pelo menos uma reunião.
Exemplo:
Semana 01 Semana 02 Semana 03 Semana 04
Exemplo 01Sexta-feira Domingo Sexta-feira Domingo
Obs.: Os dias de Sexta-feira e Domingo são sugestivos, podendo o clube realizar as reuniões em outros dias e horários que melhor for conveniente.
3- As Equipes por sua vez devem reunir-se também durante a semana, fora das reuniões gerais, e juntamente com seu conselheiro desenvolver as atividades que foram elaboradas e exigidas pela direção do clube de líderes.
4- A Direção Geral do Clube de líderes (diretor, associados, secretário, tesoureiro, distritais e pastores), devem organizar-se de tal forma que possam dar assistência a todas as Equipes do clube onde quer que elas estejam reunidas.
Para ser Membro
1- Idade mínima de 16 anos
2- Ser membro regular da igreja ou estar preparando-se para o batismo
3- Estar participando da Sociedade J.A., Clube de Desbravadores ou Clube de Aventureiros.
4- Ser Líder Investido ou Aspirante a Líder
5- Ter sido aceito como membro pelo Conselho do clube.
6- Pagar as “cotas” conforme requer a direção do clube
7- Cada membro deve possuir e usar regularmente o uniforme de gala e atividades como requer o clube.
8- Assistir regularmente as reuniões e atividades oficiais do clube.
9- Saber e cumprir os ideias do clube de líderes.
IV - UNIFORME
Uniforme de GALA: Inicialmente, o uniforme de GALA poderá ser o oficial de Aventureiros para aqueles que fazem parte do clube de Aventureiros, e o de Desbravadores para aqueles que façam parte do clube de Desbravadores. Qualquer alteração neste regulamento será comunicado a todos.
Uniforme de ATIVIDADES: O uniforme de Atividades inicialmente, deve ser composto de camisa de malha com simbolo oficial do clube de líderes na frente e Brasão do campo local nas costas; Calça de tactel preta, com a inscrição clube de líderes no bolso traseiro e no bolso lateral; Lenço de Líder desbravadores, ou Lenço de Dirigente de Aventureiros; Boné Preto com Logotipo do Clube de Líderes ou Chapéu Australiano Azul; meia e tênis sem expecificação de cor.
Não será permitido o uso de insígnias ou objetos estranhos ao regulamento de Uniformes elaborado pela DSA.
V - IDEAIS DO CLUBE DE LÍDERES
Voto: Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa nos Deveres da Sociedade de Jovens, fazendo tudo quanto puder para ajudar a outros, e terminar a obra do Evangelho em todo o mundo.
Alvo: A Mensagem do Advento a todo mundo nesta geração.
Objetivo: Salvar do Pecado, e Guiar no Serviço.
VI - NOME DO CLUBE
O nome do clube deve ser escolhido pelo clube ou conselho do clube de líderes, votado, e após definido deverá ser chamado de Clube de Líderes (nome escolhido).
As equipes por sua vez, devem escolher também nomes que tenham relações diretas com o nome do clube.
Exemplo: Clube de Líderes Constelação
Equipe Órion; Equipe Cruzeiro do Sul; Equipe Ursa Maior etc...
VII - DIVISÕES DO CLUBE
Secretaria: Cadastrar o Clube na Associação (enviar nome do clube, distrito, nome das igrejas do distrito, nome dos membros e classes de cada um, dias e local de reunião).
Deve também o secretário cadastrar cada membro do clube, e montar um arquivo individual de cada membro, onde contenha: Pedido de Inscrição, Ficha Cadastro, Xerox da Identidade ou certidão de nascimento, Histórico Individual de Classes e Especialidades Concluídas, e duas fotos 3x4 (uma para cadastro, e outra para carteirinha, que deve ser feita na Associação).
Também é dever do secretário cobrar de seus diretores o correto preenchimento do relatório mensal do clube, assim como o comprometimento com a cota do clube que deve ser paga a cada clubão.
Tesouraria: Deve possuir um livro caixa, onde seja corretamente anotado todas as entradas e saídas que o clube teve. A cada fim de mês deve o tesoureiro reunir-se com o conselho do clube e apresentar o relatório mensal.
Deve o tesoureiro inscentivar os membros do clube a pagarem uma mensalidade, ou prover meios para que o clube possa arrecadar fundos para sua sustentação, assim como para adquirir novos equipamentos.
Faça um prano financeiro, converse com o pastor distrital e conselho do clube e peça contribuições regulares as igrejas pertencentes ao distrito. Mostre a cada ancião de igreja o valor que o clube de líderes tem no distrito. Deve-se escolher uma Igreja para que controle o dinheiro.
Treinamento: Deve um dos associados ficar responsável em montar um cronograma de aula, que pode ser por trimestre, semestre ou anual. Onde contenham atividades do Registro de Classes Agrupadas, Classes Progressivas Avançadas, Registro de Dirigentes de Aventureiros, Especialidades dos Desbravadores, Registro de Líder Master e Registro de Líder Master Avançado.
As instruções devem ser passadas ao clube de forma dinâmica e discontraída, evitando o marasmo de aulas onde só o instrutor fala, seja criativo, leve o clube para parques, reservas, praias, enfim procure ensinar o máximo possível na prática. Sempre que puder convide pessoas de fora do clube para passar instruções, aproveite os ancioes, e outros líderes das igrejas do distrito, com isso você estará diversificando
as aulas e atraindo os líderes de igreja do distrito para participarem e terem a oportunidade de ver o clube funcionando.
Ø Planeje as atividades de acordo com a estação do ano e as acomodações disponíveis.
Ø Certifique-se de que os programas apresentem bom equilíbrio interno, não se deve conceder espaço excessivo em detrimento de outra. (Parte Física, Mental e Espiritual)
Ø Realize atividades que permitam a participação da maioria
Atividades e Programas Externos: O outro associado poderá ficar responsável pelas atividades externas, promovendo expedições, acampamentos, caminhadas, escaladas, culto no lar, programas em praças, saúde em ação, enfim qualquer atividade que tenha como objetivo enriquecer a vida espiritual de cada membro e para cumprir requisitos dos registros de classes e especialidades do clube de líderes.
Um ponto que deve ser levado em consideração, e deve ser analisado com cautela, é o fato de o clube de líderes ter como membros os diretores dos clubes de aventureiros e desbravadores. Deve-se tomar cuidado, de não encher o calendário de saídas do clube de líderes, causando transtornos nos demais clubes das igrejas do distrito.
Os programas esternos do clube de líderes, equivalem a uma vitrine, que expoem o clube à igreja e a comunidade. Daí a necessidade de se estabelecer um bom programa e só realiza-lo quando estiver realmente em condições de cumprir o objetivo do programa. Lembre-se uma atividade que não tenha um objetivo, é melhor não ser realizada.
Capelania: É função do diretor com o apoio do pastor distrital, desenvolver a espiritualidade dos membros através de palestras, estudos da natureza, peças, dinâmicas, concursos, debates sobre temas diversos, estudos doutrinários e etc.
Lembre-se do nosso alvo “A mensagem do advento a todo mundo nesta geração”. Seu clube deve estar preparado para cumprir este alvo, e para isso deve aprimorar-se no estudo das Escrituras Sagradas. Cada membro do clube deve ser um verdadeiro soldado de Cristo, e eles necessitam ser treinados nas táticas de “Guerra” contra nosso feroz inimigo. E esse treinamento deve ser obrigatório dentro do clube de líderes.
Disciplina: Para exigir disciplina você deve ser disciplinado, não cobre dos outros o que você não é capaz de ser ou fazer. Seja você um exemplo a ser seguido, haja com firmeza, clareza e justiça. Não haja de forma diferente com pessoas diferentes, tenha uma única diretriz para todos. Não crie muitos regulamentos ou regras, pois se assim agir, mais problemas você terá. Lembre-se que você estará trabalhando com juvenis acima dos 16 anos, eles necessitam de disciplina não de punição.
Depois da disciplina do Lar e da Escola todos terão de enfrentar a severa disciplina da vida. Como enfrentá-la sabiamente, é a lição que se deve explicar a toda Criança e Jovem. – Educação – pág. 295.
Deve o diretor ser comunicado de qualquer disciplina que seja necessária ser aplicada.
A disciplina deve ser criada e aprovada por todo o clube. Você estará trabalhando com jovens por isso ao inves de puni-los, faça-o perceber o seu próprio erro. E se ele participou da elaboração da disciplina, ficará mais fácil de entender e aceitar.
Membros da Diretoria:
Os membros da diretoria do clube de líderes devem ser pessoas ativas e sem nenhum problema em suas respectivas igrejas; Devem obrigatoriamente ser membros de uma das igrejas do distrito; devem ser Líderes investidos ou aspirantes a Líder; De preferência pessoas que não estejam sobrecarregadas com outros cargos em suas igrejas; Pessoas dispostas a trabalharem com crianças, juvenis e jovens; Pessoas com vontade de levar o evangelho a todos e ajudar aos mais fracos a tornarem-se firmes soldados de Cristo.
VIII - ORGANOGRAMA DO CLUBE DISTRITAL
Associação / Missão
Conselho Geral Clube
Diretor
Diretor Associado
Diretora Associada
Secretário
Tesoureiro
Conselheiros
Capelania
Instrutores
Unidades
Programação
Instruções
IX - COMUNICAÇÃO
Após planejar e organizar todo um projeto do clube, chegou a hora de começar sua construção. Como primeiro passo após a estruturação e elaboração do projeto e definições de metas, deve-se preocupar com a comunicação.
Lembre-se que seu clube é distrital, envie cartazes, folhetos explicativos, fichas de inscrições para cada igreja do distrito. Não fique como uma ilha isolada, procure apoio de alguém em cada igreja, promova programações em cada uma das igrejas.
Faça um trabalho de conscientização com cada oficial de igreja do distrito, consiga apoio deles e com certeza você estará no caminho certo.
Mostre a cada igreja a necessidade de existir um departamento que irá preparar líderes para guiar as crianças e juvenis da igreja.
Você foi escolhido para fazer este trabalho, portanto confie em Deus, mantenha intensa comunhão com o Pai e com certeza Ele irá abençoa-lo e fará de você um grande líder.
X - PROGRAMAÇÃO
Programa do Clube de Líderes
Para os que se preparam para chegar a ser investidos como líderes ou dirigentes, o cumprimento dos requisitos, tal como são especificados nos seus Registros, é um dever. Estes requisitos são fundamentais para poderem ser investidos. Depois de ser investido o Líder pode continuar estudando para conseguir um maior desenvolvimento através das seguintes atividades:
Ø Completar as Classes Avançadas.
Ø Medalha de Prata
Ø Medalha de Ouro
Ø Especialidades
Ø Líder
Ø Líder Máster
Ø Líder Master Avançado
Atividades Próprias do Clube de Líderes
Ø Investiduras
Ø Cursos de Liderança
Ø Testemunho
Ø Acampamentos e Expedições
Ø Projetos Comunitários
Ø Curso de Classes Agrupadas
Ø GEAC
Ø Etc.
Recomenda-se avaliar trimestralmente a programação.
Ø Selecione sempre que possível atividades que possam ser desenvolvidas em grupos.
Ø Confira os livros sobre jogos e atividades sociais, bem como outros materiais disponíveis em sua biblioteca ou em livrarias, sempre que estiver organizando as atividades.
Regras para se Planejar e Dirigir um Programa
Ø Estabeleça um Tema e Objetivo para o trimestre ou mês.
Ø Seja específico e claro em seus planos.
Ø Assegure-se que tudo está pronto antes de começar um programa.
Ø Seja pontual. Um líder não pode atrazar-se.
Ø Peça opiniões a jovens de faixa etária de idade variadas.
Ø Seja Criativo e Dinâmico.
Ø Evite estar só você a frente do clube, convide e treine novas pessoas.
Ø Após cada atividade reuna a direção do clube e faça uma avaliação do programa.
Ø Evite ficar tempo excessivo dentro de salas.
Ø Fale menos e pratique mais.
Ø Seja Organizado e Responsável.
Ø Delegue funções a outros. Oriente-os e inscentive-os.
Reuniões do Clube de Líderes
As reuniões regulares do clube, deverão acontecer semanalmente ou conforme decidir a direção do clube.
As reuniões do Clube de Líderes não devem ser feitas em conjunto com o clube de desbravadores pois os interesses são diferentes, devido as idades de seus membros.
Além das reuniões regulares, podem ser criadas reuniões especiais desde que não interfiram o programa da igreja.
No caso de reunião ou atividade fora da igreja sede, deve-se reunir o Conselho Geral do Clube, votar e comunicar a cada igreja do distrito sobre o evento.
Atividades Relacionadas com a Comunidade
Ø Projetos Comunitários de ADRA
Ø Saúde em Ação
Ø Equipes de Emergência em Situações Críticas
Ø Voluntários para receber doações
Ø Adote uma Praça; Praia limpa
Ø Projetos Comunitários como: Alfabetização; Alcoolismo; Tabagismo; Drogas etc.
Outras Atividades
Ø Passeios ao ar livre
Ø Recreação, Expedições, Esportes
Ø Confraternizações Gerais com o Clube
Ø Escalada e Rapel
Ø Mergulho
Ø Apoio a Camporis
Ø Criar Especializações para os membros
Ø Dirigir Programas Recreativos e Sociais com as igrejas do distrito.
Ø Promover passeios instrutivos para igreja
Ø Estudo Doutrinário (27 doutrinas) de forma dinâmica e criativa.
Ø Inscentivar o Ano Bíblico e Leitura dos Livros do ano
Ø Outras Especialidades Próprias (ver manual)
Não Esqueça Isto
Quando a direção do clube estiver reunida para planejar um programa ou atividade, deve Ter a mão o calendário de atividades da ARJ, do distrito e do clube, assim como lista de locais onde pode-se realizar algo durante o ano.
Leve em consideração os seguintes aspectos.
XI – EQUIPES (Antigas Unidades)
No ítem estrutura do clube, já fala sobre Equipes. Vanos nos concentrar em comentar algumas atividades que cada Equipe pode realizar.
O objetivo de dividir o clube em Equipes e principalmente que cada Equipe deve constituir-se de membros de uma mesma igreja, é para que cada membro do clube tenha uma ocupação específica, e que a igreja local saiba que existe um grupo preparado e disposto a auxiliar em diversas atividades.
Isto faz com que cada membro do clube sinta-se útil e descubra aptidões que não lhe haviam sido despertas.
A Equipe deve marcar reuniões periódicas (se possível semanalmente), fora do dia e horario das reuniões gerais para desenvolver as atividades propostas pela direção do clube e preparar atividades dentro de sua comunidade e Igreja.
A seguir algumas ideias:
Programas Comunitários:
Um ponto alto dos serviços oferecidos à comunidade deveriaser aaordagem de saúde/temperança. Essa linha de ação poderia oferecer os seguintes programas. Sugestões:
Ø Aulas sobre controle de peso
Ø Visitas de Saúde Doméstica
Ø Distribuição de literatura relacionada a saúde
Ø Classe de Culinária
Ø Exposições
Ø Como deixar de Fumar
Ø Em consulta com seu Campo Local ou Coordenação dos Desbravadores, definam outras atividades.
Programas na Igreja
Ø Grupos de Oração
Ø Estudo de um livro do Espírito de Profecia
Ø Semana de Oração
Ø Voluntário do Mês (escolha dois ou três membros da unidade a cada mês para serem voluntários e cobrirem eventuais falhas no programa da igreja).
Ø E muitos outros
Reunião Regular
A duração da reunião regular do clube de líderes, deve ser
no mínimo de uma hora e meia, e máxima de duas horas.
As Atividades Regulares deverão incluir:
a) Cerimônia de Abertura
Hasteamento (bandeira Nacional)
Hinos
Ideais do Clube de Líderes
Oração
b) Devocional
c) Requisitos de Classes
d) Outras Atividades (recreação; dinâmica de grupos; estudo doutrinário; especialidades; seminários e etc.)
e) Encerramento
Programação Anual
A direção é responsável de fazer o cronograma anual de atividades do clube. Deverá considerar:
Ø Eventos da Associação / Missão
Ø Programas Especiais das Igrejas. (Evangelismo; Semanas de Oração; etc.)
Ø Programas do Distrito
No seu clube pode haver pessoas que queiram apenas participar das atividades sem o objetivo de investir-se em líder. Não as discrimine, permita que ela participe e aos poucos tente motivá-la a aceitar o desafio. Procure entender a individualidade de cada um, o fato de tornar-se líder assusta a alguns.
Dirigente de Aventureiro
Foi Criado com o ideal de capacitar os membros de diretoria de aventureiros a desenvolver suas habilidades de liderança.
Especialidades
Cada Especialidade é designada para ser um curso de estudos sobre um tema. Tem um enorme valor prático, e apresenta um encantador estilo de vida ao jovem que busca conquistá-la.
Deve o membro do clube de líderes, especializa-se para que possa servir como instrutor também de Especialidades.
Medalha de Ouro e Prata
As medalhas de Ouro e de Prata, são oferecidas para jovens que estejam cursando o 2o grau ou faculdade, e que demonstrem excepcional qualidades físicas, mentais e culturais.
O plano da Medalha de Ouro e de Prata, consistem em cinco divisões.
I – Aptidão Física
II – Especialidades
III – Expedição
IV – Projetos “Serviços”
V – Desenvolvimento Cultural
XII - CLASSES E ESPECIALIDADES
As Classes Progressivas e Preliminares e as Especialidades, foram criadas para alcançarem o desenvolvimento Físico, Mental, Social e Espiritual das Crianças e Juvenis.
Elas estão divididas e direcionadas para faixas etárias diferentes, visando satisfazer suas necessidades.
Para os Jovens acima dos 16 anos foi idealizada a Classe de Líder para ser uma continuação natural do aprendizado dos Desbravadores que completaram a Classe de Guia, e o Curso de Dirigentes de Aventureiros para os que desejam prosseguir no clube de aventureiros. Seu conteúdo deve despertar o interesse dos Jovens a partir dos 16 anos. Esta classe tem a função de inscentivar os jovens a continuarem nos clubes e serem aproveitadas suas habilidades na Liderança de seus respectivos clubes e Igrejas.
As Classes Especiais
Classe de Líder - Continuação Natural dos Jovens a partir dos 16 anos, aprendendo técnicas de liderança.
Classe de Líder Master - Esta Classe foi programada como um passo à frente na liderança do clube, tanto para conselheiros como para diretor de clube.
Classe de Líder Avançado - Esta classe foi idealizada como uma unidade adicional de treinamento para diretoria de desbravadores.
Classes Avançadas
Deverá o clube de Líderes auxiliar e inscentivar seus membros que não conseguiram completar as classes avançadas em seu período como desbravador.
Amigo da Natureza Companheiro de Excursão
Pesquisador de Campos e Bosques Pioneiro de Novas Fronteiras
Excursionista da Mata Guia de Exploração
Classes Agrupadas
Foi criado para os jovens acima de 16 anos que não foram investidos nas classes progressivas. O cumprimento de todos os requisitos dará o direito de receber as classes Progressivas e a de Líder (só será investido após 18 anos).
XIII - SECRETARIA
Sem muita papelada ou esquemas complicados, cada diretoria deve organizar seu cadastro, relatórios, avaliações, etc. Precisam acompanhar o desenvolvimento individual de cada membro do clube. Devem estar cadastrados e em dia com suas obrigações para com a associação.
O que deve constar no Cadastro Individual de cada Membro
· Pedido de Inscrição (assinado pelo membro)
· Ficha Cadastro (deve ser montado com os dados da inscrição)
· Histórico de Classes e Especialidades (anotar data da investidura)
· Xerox da Certidão ou Identidade
· Duas Fotos 3x4 (uma para cadastro outra para carteirinha)
Maiores Informações e Exemplos procure seu coordenador da área ou ARJ.
XIV – INSTRUÇÃO AO AR LIVRE
A instrução ao Ar Livre cultiva uma reverência pela vida mediante a exploração ecológica da interdependência de todos os seres viventes. A instrução ao Ar Livre ensina as pessoas a aplicarem os valores espirítuais da natureza.
Estas instruções devem ser realizadas em um ambiente de mata – de preferência em uma situação de acampamento em um fim de semana.
Objetivo – Aumentar o grau de percepção dos participantes e sua experiência nas técnicas da vida silvestre.
Os Desbravadores e Aventureiros já estão envolvidos nas atividades ao Ar Livre, junto a natureza, como também nas técnicas de vida silvestre e acampamento. Assim, porque você necessita, como Líder ter conhecimento da instrução ao ar livre?
Porque a vida é um quebra cabeça e todas as peças devem ser encaixadas a fim de ver o quadro completo. Uma vez que as peças laterais estejam montadas, tem-se uma idéia do que há por dentro. A instrução ao ar livre pode ser, para o líder, essas peças laterais. Elas podem ser uma forma de conectar todas as diversas atividades dos desbravadores e aventureiros em um quadro completo.
A atividade na natureza, não pode ser encarado apenas como um pedaço de pano que ao final do acampamento é posto na faixa. Não somos apenas observadores da Natureza. SOMOS PARTE DA NATUREZA – o primeiro livro de Deus. Somos mordomos desta terra e necessitamos conhecer mais do que apenas fatos sobre a natureza, sobre as atividades ao Ar Livre e a Vida Silvestre. As peças do quebra-cabeça, contudo, necessitam estar dentro de uma moldura para que isso aconteça.
Saia das quatro paredes e navegue ao Ar Livre. Não deixe seu clube morrer sufocado em atividades borocráticas e de sala de aula.
Seja criativo com seu clube, planeje atividades na natureza, procure familiarizar-se com ela e você verá que o resultado será maravilhoso.
CONCLUSÃO
Querido Líder e amigo, através deste manual detalhamos passo a passo, ítem a itém as etapas que você deve seguir. Detalhamos ao máximo procurando fazer com que você realmente compreenda a cada tópico aqui exposto, porém o destino deste manual nós não sabemos. Isso fica a seu cargo. Porém confiantes em Deus e esperançosos em seu fiel e firme compromisso com nossos adolescentes e jovens, temos a certeza que você fará um escelente trabalho.
Mais uma vez nos colocamos a disposição para ajuda-lo no que precisar e lembre-se:
“O mundo não necessita tanto de homens de grande intelécto, como de nobre caráter. Necessita de homens em quem a habilidade é dirifida por princípios firmes”. – Educação pág.225.